O que começou como uma mera brincadeira de criança, acabou com um título de atleta Olímpico. O pai de João Luiz Gomes Júnior, queria ver o filho com a bola no pé, colocou-o na escola de futebol mas não teve sucesso, o menino preferia ficar se divertindo com a água que vinha da mangueira de sua casa.
Capixaba com muito orgulho, João, aos sete anos assumiu que seu negócio era com a água. Começou então a treinar natação nas piscinas do clube dos funcionários da empresa em que seu pai trabalhava. Em menos de seis meses, começou a disputar torneios não federados e a vencer títulos no Estado. Em 2000, João se tornou federado e se descobriu como um grande nadador de peito.
Em 2009 foi para seu primeiro mundial, em Roma, onde ficou em 7º nos 50m peito. No ano seguinte, conquistou a prata nos 50m e depois o bronze nos 100m peito no Sul-Americano. Ele ainda conquistou diversas medalhas nos Mundiais e foi classificado para os 100m peito nos Jogos Olímpicos do Rio, com o segundo melhor tempo do mundo no ano de 2016.
Seus talentos não param nas piscinas, empresário dono de uma academia de crossfit e boxe na serra do seu estado natal Espírito Santo, o nadador também têm seu lado artístico. Começou a tirar fotos durante suas viagens pelo mundo e acabou descobrindo mais um dom, fotografar. João aprendeu tudo que sabe sobre fotografia sozinho e divulga seus cliques em suas redes sociais.
Seu principal objetivo é ganhar uma medalha olímpica e ajudar a quem precisa. João faz palestras inspiradoras em escolas e empresas, e quer futuramente usar suas fotografias para ajudar crianças que buscam o mesmo sonho que um dia teve e conseguiu: se tornar um dos maiores nadadores do Brasil.