O que é a Olimpíadas Especiais?
Foi com esta frase que Eunice Kennedy Shriver deu início aos primeiros jogos internacionais da Olimpíadas Especiais em Soldiers Field, Chicago, EUA, 1968. O conceito da Olimpíadas Especiais nasceu na década de 60 quando Eunice Kennedy Shriver começou a realizar encontros no jardim de sua residência para que pessoas com diferentes capacidades intelectuais praticassem esportes.
A Olimpíadas Especiais é um movimento global sem fins econômicos, que por meio
de treinamento esportivo e competições de qualidade, melhora a vida de pessoas com diferentes capacidades intelectuais e, consequentemente, a vida de todas as pessoas que a cercam.
Assim, é um movimento:
- Centrado no atleta;
- Focado na família;
- Conduzido por voluntários.
Tem como missão proporcionar treinamento e competições esportivas durante todo o ano em diversas modalidades olímpicas, dando oportunidade para que desenvolvam suas aptidões físicas, demonstrem coragem, tenham momentos alegres e compartilhem seus valores, habilidades e companheirismo com suas famílias, outros atletas da Olimpíadas Especiais e a comunidade em geral.
A filosofia deste movimento é dar oportunidade a todos os atletas, independente do nível de habilidade.
Olimpíadas Especiais
A Fundação é uma entidade sem fins lucrativos que promove o esporte para pessoas com deficiência intelectual. A entidade nacional dirigente de desportos é filiada à Special
Olympics International. No Brasil 10 há modalidades esportivas (atletismo, basquete, bocha, futebol, natação, ginástica rítmica, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e judô); além dos Programas: APLs (Atleta Líder), Juventude e Escola, Atletas Saudáveis, Corrida da Tocha,
Atletas Jovens, MATP (Atividade Motora) e Famílias.